Marketing, Propaganda e Publicidade

Quer saber um pouco mais sobre o marketing? Fique com a gente e conheça mais sobre essa imprescindível parte de qualquer negócio.

O que é o marketing?

Por mais difundida e intrínseca que as informações de marketing possam estar entre as pessoas, muitas vezes a o conceito básico do que é o marketing acaba não se tornando definido. De acordo com o American Marketing Association, marketing pode ser definido como “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, cliente, parceiros e sociedade em geral.”. Ou seja, é a ciência (e arte) de criar e implementar estratégias e técnicas para aumentar a visibilidade e agregar valor a determinada marca ou produto aos olhos de seu público-alvo. Usando um linguajar mais atual e descontraído, o marketing é a área de atuação que busca empoderar uma marca, podendo ter a finalidade de gerar lucro ou não (o marketing pessoal utilizado por políticos é um bom exemplo disso).

Propaganda e publicidade

Dúvida frequente em quem começa a lidar com essa área, qual a diferença entre publicidade e propaganda? Os dois conceitos possuem ideias semelhantes, porém possuem algumas diferenças em sua origem e são tratados, no campo das ideias, dessa forma. Porém no mercado e no uso cotidiano elas possuem o mesmo significado.

O termo propaganda tem sua raiz no latim propagare e quer dizer propagar. Durante o século XVII a Igreja Católica utilizou pela primeira vez o termo propaganda para disseminar ideologias. Portanto a propaganda seria uma estratégia para a persuasão e propagação de ideologias, com o objetivo de promover ou enaltecer ideias, doutrinas, causas ou práticas.

Já o termo publicidade deriva do latim publicus e traz a ideia de tornar público, aberto ao conhecimento da comunidade, conhecido.

No que diz respeito à utilização dos termos na área da comunicação e administração e a confusão criada pela divergência do modo como as traduções dos termos (adversiting, publicity e propaganda) em inglês foram empregadas entre ambas as áreas, o Conselho Executivo de Normas-Padrão encerrou as discussões práticas determinando que: publicidade e propaganda são quaisquer formas remuneradas de difusão de ideias, mercadorias, produtos e serviços.

No que diz respeito aos estudos das teorias, a principal diferença remonta ao uso da propaganda inicialmente com foco de disseminar ideias, causas e ideologias, enquanto a publicidade tem sido atrelada à intenção de promover empresas, produtos e serviços. Ainda que tenhamos diferenciados os conceitos é preciso ressaltar que nem sempre as coisas são tão claras assim no marketing atual.

Propaganda, publicidade… e marketing

Não é preciso ir muito longe para perceber que os três se relacionam com frequência, como vários ramos de uma mesma planta, gerando resultados para sua marca. Afinal se o marketing pode ser qualquer ato que agrega valor à uma marca ou produto (em um modo simples de se dizer), como desvincular esse conceito dos outros dois que acabamos de discutir acima?

Em um mundo onde o consumidor não está mais interessado no produto em si, mas sim no propósito e nos benefícios que as marcas trazem consigo para o mundo, os meios de se fazer marketing precisam trabalhar marcas, produtos, valores, ideais, e etc. tudo de uma maneira sinérgica para atrair o público-alvo. Sua marca tem um propósito atrelado ou você ainda não mesclou publicidade, propaganda e propósito em um grande e verdadeiro fio condutor que une os caminhos entre você e seu público-alvo?