Branding. O que raios é isso?

Você certamente já ouviu algo como “a propaganda é a alma do negócio”, mas qual é o valor do marketing para você? Pensando como consumidor, quantas vezes seus filhos já imploraram por um determinado brinquedo apenas por estar em alta, ou você mesmo já se decidiu por um smartphone, carro ou até mesmo onde comer usando a força da marca como critério? Esse empoderamento de uma determinada marca vem diretamente da eficiência do seu marketing e gera resultados diretos em seus negócios. Dito isso, perguntamos mais uma vez: qual a importância da força de sua marca para você?

Para falarmos de branding temos que consolidar inicialmente o conceito de marca. Mais do que apenas o nome de sua empresa ou seu logo, sua marca engloba tudo aquilo que se refere ao seu negócio. Estamos falando sobre como seus consumidores e até mesmo seus concorrentes enxergam sua empresa, com o que se identificam e o que não gostam a seu respeito e esse valor é expressado tanto de maneira simbólica quanto econômica.

Uma vez que tenhamos assimilado o conceito de marca, podemos dizer que branding é o conjunto de ações e estratégias de gestão de uma marca. Esteja você consciente ou não, toda ação tomada que envolve comunicação com o público é um ato de branding, pois afeta o modo como sua marca é vista. Cabe então a você e sua equipe de marketing tomar o controle de cada passo dessa construção de identidade, que normalmente começará a mostrar seus resultados à médio e longo prazo.

Quando falamos de branding estamos nos referindo a criar laços e conceitos com seu público, mostrar quais seus valores, sua missão e no que você acredita quando oferece seus produtos e serviços. É por se identificar com sua mensagem que seu consumidor vai optar pelo seu produto ao invés da concorrência, é a força de sua marca que o torna único no pensamento do público, e por isso o conceito de branding está intrinsecamente ligado ao marketing.

Como dito anteriormente nesse mesmo texto, cada ato de uma marca que envolva seu contato com o público se torna também uma ação de branding, então como empresário ou figura pública (artistas e políticos vivem do branding) você pode decidir se vai tomar as rédeas da imagem que cria em seu público ou pretende continuar deixando que façam isso por você.