23 fev Endomarketing. O poder do bem-estar.
Resultados de dentro para fora
Durante os anos as empresas aprenderam que precisavam prestar mais atenção à motivação e bem-estar de seus funcionários e parceiros e começaram a enxergar que os primeiros clientes que eles deveriam conquistar estão dentro da própria empresa. Essas ações voltadas aos próprios colaboradores ao invés do público externo têm o nome de Endomarketing, ou Marketing Interno, e visam melhorar a relação dos funcionários com a empresa.
Melhorando a qualidade de vida
Investir na qualidade de vida dos colaboradores e melhorar sua relação com ações voltadas ao bem-estar do funcionário, flexibilização dos horários e locais de trabalho e promoção de eventos de integração da equipe aumentam o envolvimento do empregado com sua empresa, uma vez que ele não sentirá que precisa se equilibrar entre a vida pessoal e a profissional. Muito além dos benefícios como alimentação e plano de saúde, estimular e promover ações que gerem hábitos saudáveis trazem uma melhora significativa de desempenho de seus colaboradores e reduzem as ausências decorrentes de problemas de saúde. Funcionários saudáveis e sem atenção dividida por problemas externos são mais fáceis de se motivar e de alcançarem seu potencial máximo.
Melhora-se também o desempenho
É de conhecimento comum que o nível de desempenho de um funcionário é diretamente afetado por sua motivação e sua qualidade de vida. Esse é o principal objetivo do Endomarketing, o aumento de produtividade da empresa associado à melhoria da qualidade de vida e relação da empresa com seus colaboradores e (por que não?) com a comunidade onde está inserida. Se as pessoas envolvidas com sua marca possuem uma boa relação com ela, então tendem a se tornar divulgadoras dos benefícios que sua empresa traz para os colaboradores e para a comunidade.
Criando e retendo talentos
Se você investe em sua equipe com palestras, workshops e outras ações de capacitação, seus colaboradores sentirão que são importantes para a empresa e também estarão melhor preparados para tomar as decisões relativas às suas funções. Essa relação de crescimento estimula a revelação dos talentos de sua equipe e alinha o modo de operação individual dos funcionários.
Uma outra vantagem do Endomarketing é a diminuição da rotatividade de empregados, ou Turnover. Se sua empresa não oferece um bom ambiente de trabalho e você acaba tendo que substituir seus funcionários constantemente, então além de acabar perdendo alguns talentos promissores, seus planos de longo prazo são constantemente prejudicados.
Não é apenas o marketing que trabalha
Como é fácil de se perceber, se o Endomarketing é voltado para dentro da empresa então ela deve trabalhar em sinergia com o setor de Recursos Humanos para identificar o perfil e necessidades dentro do ambiente de trabalho. Seria irrelevante montar ações de marketing que não tenham o real apelo às necessidades dos colaboradores, tal como construir as ações corretas para a equipe, mas desprovidas da comunicação eficiente que o setor de marketing oferece. Só com o trabalho em conjunto desses dois departamentos é possível planejar e implementar as estratégias adequadas à realidade de cada empresa.
O um que compõe o todo
Tanto as empresas quanto os funcionários devem perceber que cada membro colaborador em um negócio são parte de algo maior do que apenas o próprio indivíduo e é papel do Endomarketing transmitir esse recado para os funcionários. Existem diversas ações de Marketing Interno que podem ser usadas nos mais variados tipos de empresas, quais são aplicados na sua? Quais ações você gostaria de verem postas em prática?