23 fev Marketing de Conteúdo. Queremos saber mais sobre você.
A maneira de se fazer marketing mudou bastante na última década e as empresas e agências tiveram que se adaptar ou serem destruídas pela irrelevância. O Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, ganhou força com a popularização da internet e a imensa quantidade de informações que a acompanham.
Intrusão x atração
A propaganda intrusiva e agressiva tem perdido espaço para outras formas mais sutis de publicidade disponíveis no meio digital. Pesquisas mostram que cerca de 86% das pessoas ignoram ou pulam os comerciais de TV*, por outro lado as empresas que possuem um blog ativo geram 97% mais leads* do que as concorrentes que não adotam essa tática. Esses números insinuam que uma das chaves para o marketing atual é atrair as pessoas e convertê-las em clientes através de conteúdo relativo ao seu serviço ou produto, de modo a informar e se relacionar com seu consumidor.
Interação
A popularização da internet e das redes sociais causou um fenômeno que alterou a distribuição de poder na relação entre marcas e consumidores. Enquanto antes era necessário fazer anúncios e marketing intrusivo para ser conhecido pelo público, agora as pessoas são expostas a inúmeras empresas de diversos setores com apenas um comando em seus smartphones ou computadores. Essa mudança deu ao consumidor a escolha do tipo de conteúdo que irão consumir e que irão descartar, fazendo os profissionais do marketing perceberem que precisavam captar a atenção do seu público-alvo em meio a um mar de informações. A melhor maneira de conseguir a atenção das pessoas seria interagindo, dialogando e cativando seu consumidor através de conteúdo que se destaque dos demais pela qualidade e direcionamento específico. Essa abordagem gera o interesse das pessoas, que começam a querer saber mais sobre sua marca, seu produto e como ele pode afetar suas vidas, sentindo-se incentivadas também a interagirem com as marcas, comentando em posts de blogs e dando feedbacks pelos mais diversos meios de interação criados pelas empresas.
Consolidando identidade
Essa nova forma de se fazer publicidade dá às empresas a oportunidade de mostrarem seus verdadeiros valores, as causas que apoiam, a qualidade do seu produto e tudo aquilo que as tornam únicas entre tantas outras. Blogs, perfis de redes sociais e canais de vídeos são formas simples e eficazes de se comunicar com seus consumidores e estreitar a relação de modo que desconhecidos se tornem clientes e posteriormente se tornem promotores do seu conteúdo, compartilhando espontaneamente pelas próprias redes sociais. Mais uma vez os números reforçam que esse é o modo atual de se fazer marketing, onde cerca de 90% das pessoas prestam atenção em recomendações compartilhadas por amigos e que os cliques vindos de conteúdos compartilhados tendem a gerar até 5 vezes mais resultados de compras*.
Nutrindo uma relação de confiança
A construção desse laço com os consumidores não é um processo instantâneo, como qualquer relação que se queira construir, porém o Inbound Marketing é uma estratégia de resultados garantidos se bem executado. Em uma época onde o público detém o poder de escolha e demanda valores reais das empresas as táticas como o Marketing de Conteúdo, altamente ligadas ao Branding de uma marca, são eficientes canais para construir essa relação com as pessoas e demonstrar que você e seu negócio são dignos da atenção do seu público-alvo.
As oportunidades abertas pela internet estão disponíveis a todos, porém é preciso enxergá-las e saber aproveitar. Quais formas de marketing você tem empregado em sua empresa e que tipo de resultados tem obtido?
Fonte: imasters.com.br