Plataformas digitais. Os fins justificam os meios

Independente do tamanho de sua empresa, você já sabe que ela precisa estar presente no mundo digital para melhorar o desempenho de sua marca. Você decidiu investir em marketing digital e se deparou com a diversidade de plataformas existentes, agora é a hora de descobrir qual seu tipo de conteúdo e qual o melhor meio para publicá-lo.

As redes sociais já têm anunciado que o alcance orgânico de anúncios (conteúdo não pago) será cada vez mais reduzido e isso tem sido sentido pelos profissionais do marketing ao longo dos anos. Esse posicionamento das diretorias das redes sociais tornará cada vez mais necessário investir dinheiro nesses veículos digitais para garantir uma boa visibilidade, fazendo surgir a dúvida de em quais canais investir.

Onde estar?

Existem muitas plataformas que possuem diferentes meios de interação com seu público-alvo, e para isso você precisa entender que tipo de conteúdo é mais apropriado para cada uma delas. Recomenda-se que sua marca esteja presente nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, uma vez que não há dúvidas que seu público frequenta pelo menos uma dessas redes. Pode ser muito vantajoso também ter participação em outras redes como Pinterest, Twitter e LinkedIn, dependendo do posicionamento e dos produtos de sua marca.

Onde investir?

O Facebook é atualmente a maior das redes sociais, anunciando mais de 2 bilhões de usuários no ano de 2017, então é um dos principais meios onde sua marca deve estar inserida. Por outro lado, o Instagram é uma das plataformas que mais cresce, tendo dobrado seu número de usuários entre 2014 e 2016 e continuado com expressivo crescimento em 2017. Então se seu público está conectado à internet, provavelmente você o encontrará em um desses canais de comunicação.

Antes de mais nada é preciso saber onde seu público está e com que tipo de conteúdo ele interage melhor. Por exemplo, se sua empresa quase não produz conteúdo em vídeo (o que ela deveria fazer, uma vez que é o tipo de conteúdo que mais tem crescido nos últimos anos), não faz sentido investir muitos recursos em canais como o Youtube, altamente voltados aos vídeos. É preciso definir seu posicionamento no mundo das redes sociais e se concentrar onde as métricas de desempenho apontam maior engajamento do público com sua marca.

O marketing digital pode ter várias faces, sua marca não

Cada rede social possui uma forma de interagir com o público, algumas permitem maior descontração e dinamismo de contatos, enquanto outras possuem um ambiente mais profissional e formal, mas é preciso se preocupar em não tomar diferentes rumos em cada uma delas. É preciso manter a coerência entre todos os seus perfis ou isso pode prejudicar todo o seu Branding, afinal sua marca acaba gerando uma imagem diferente em cada rede social.

Conclusão

É interessante ocupar os principais canais e variar (com moderação) sua linguagem para se adaptar às diversas redes sociais, mas se concentrar naquelas onde seu público reage melhor. Você não pode estar em todos os locais ao mesmo tempo, então faça sua presença ser notada nos meios onde você escolheu estar, especialmente com conteúdo de ótima qualidade.

As redes sociais trouxeram uma nova forma de interação com o público de sua marca. Como você tem aproveitado essa nova oportunidade?