24 fev S.E.O Black hat e penalidades.
Já falamos por aqui sobre a importância do SEO para a geração de tráfego e, consequentemente, resultados para seu site. Neste post falaremos sobre as técnicas consideradas abusivas pelos mecanismos de busca.
Abusando do sistema
Como os mecanismos de classificação dos sites de busca são realizados através de robôs e algoritmos, os profissionais do marketing aprenderam suas regras e, naturalmente, aprenderam suas falhas. A partir dessas informações, alguns profissionais passaram a operar em cima das brechas desses sistemas de ranqueamento e assim surgiram as técnicas que hoje são conhecidas como Black Hat. As principais dessas técnicas são uma “superotimização” do site para os mecanismos de busca em detrimento da experiência do usuário.
Conhecimento é a chave para evitar erros
Saber quais são essas técnicas é um ponto importante para qualquer pessoa envolvida com SEO por um motivo muito simples: ficar muito longe delas e não praticar esses abusos, seja intencionalmente ou não.
As técnicas de black hat
Keyword stuffing: trata-se de lotar seu conteúdo com as palavras-chave relacionadas ao seu produto, sem realmente produzir um texto de qualidade e deixando a página com aspecto de spam. Todos já nos deparamos com algo como “tênis, compre seu tênis aqui, melhores tênis, tênis importados, tênis nacionais…” em resultados de buscas ou páginas inteiras. Essa é a supervalorização da recomendação de fazer suas palavras-chave aparecerem em seu conteúdo.
Spam em comentários de blogs, fóruns e etc.: utilizar de scripts e bots para comentar automaticamente em blogs foi (e ainda é) uma prática bastante utilizada para gerar links. Com a evolução do desenvolvimento de websites surgiram métodos de anular essa tática por parte do próprio webmaster dos sites de fóruns.
Cloaking: Essa tática consiste em gerar e selecionar conteúdos diferentes, um para os usuários comuns e outro para os mecanismos de busca. O criador da página desenvolve uma versão extremamente otimizada para ser mostrada quando o site for acessado pelos bots dos mecanismos de busca, muitas vezes empregando outras das técnicas que vamos citar aqui e uma outra versão mais amigável para quando o consumidor acessar o domínio. Sendo assim ele consegue bons resultados nas buscas e na prática seu consumidor interage com outra página.
Links e textos escondidos: nesse caso o webmaster oculta os elementos da visualização do usuário da página. Comumente os elementos escondidos são textos puramente feitos para os crawlers dos mecanismos de busca (construídos através de keyword stuffing) ou links. No caso dos links ele pode esconder links de outros sites em seu próprio domínio ou implantar links para o seu site em outros domínios.
Doorway pages: outra tática com a qual você já deve ter se deparado. Você estava em um domínio com página única, totalmente otimizada para SEO no que dizia respeito a sua busca e por fim essa página apenas te redirecionava a um outro domínio com um site não tão bem produzido no que diz respeito a SEO (ou muitas vezes apenas mal produzido mesmo). Essa página intermediária é o que chamamos de doorway page e ela conta como um conjunto de links para o site principal (link farming). Lembrando que links possuem um grande “peso” na hora de classificar os resultados das buscas, como dissemos nesse post.
Link farming: é o processo de criar várias páginas (totalmente otimizadas e com as palavras-chave do conteúdo do seu site) com links para o seu domínio principal, ou seja, “cultivar” links através de domínios secundários. Incluiremos aqui também a troca abusiva e compra de links (apesar de haver casos onde a compra de links não é considerada Black Hat), afinal trata-se de formas diferentes de conseguir links para o seu domínio.
Muitas vezes é desperdício de esforço
Algumas das técnicas que citamos acima, como o link farming através de páginas muito otimizadas, requerem certo trabalho por parte do webmaster. No fim das contas, se ele é capaz de produzir uma página otimizada para trapacear nas buscas, por que ele não poderia gastar esse tempo para produzir um único site de qualidade e sem sofrer riscos de punição?
E as punições são severas
Imagine perder de 70% a 90% do tráfego em seu site. Pois é, considerando que a maioria das visitas em muitos dos domínios é advinda dos mecanismos de busca, sofrer uma punição significa perder tráfego e, consequentemente, ter uma baixa na conversão. As penalidades podem variar entre ser punido a aparecer apenas a partir da terceira página, aparecer nas dez últimas a até ser banido dos resultados das buscas (ou seja, ficando invisível para qualquer pessoa que procurar por você naquele buscador), tanto para uma página específica quanto para todo o seu domínio.
Caso perceba um notável decréscimo no tráfego de seu domínio ou perceba que seu site perdeu um número considerável de posições nas buscas é possível que você tenha sofrido uma punição. Procure detalhadamente por seu site em busca de ocorrências que possam ser interpretadas como uma das táticas Black Hat que citamos acima e corrija-a imediatamente. Depois que seu site estiver impecável novamente é hora de entrar em contato com a equipe do buscador onde você sofreu a punição e pleitear a retirada do castigo.
Jogar limpo é a melhor opção
Ainda que as táticas de Black Hat possam garantir alguns resultados por certo período, todas hoje em dia são velhas conhecidas e existem maneiras de se identificar essas trapaças. As punições são rígidas e podem pesar gravemente no seu negócio. Por fim, pense em como seu consumidor gostaria de interagir com sua marca e direcione seu conteúdo para ele, equilibrando o SEO e a fluidez do seu domínio como um todo. Essas dicas podem gerar mais conversão do que buscar por meios de trapacear o sistema.