SEO. A luta por visibilidade.

Se você possui algum interesse em marketing, então já deve ter se deparado com o termo SEO, mas o que é isso? Confira aqui nesse post da CGPM+ o que é SEO e como ele afeta sua vida no marketing digital.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre seria otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas e ações adotadas com o intuito de melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de buscas em sites como Google, Yahoo! e Bing. Amplamente utilizado por qualquer profissional envolvido com marketing digital, o SEO é uma das chaves para ser encontrado por seu consumidor.

Como ele afeta minha marca?

Simples: se você não é visto na internet, você não existe para o público digital. A visibilidade de um site está diretamente relacionada ao seu posicionamento em mecanismos de busca (especialmente o Google). Os heatmaps (mapas que medem as seções mais acessadas de uma página) mostram que a maioria dos usuários dá uma relevância muito maior aos três primeiros resultados de suas buscas pela internet, desconsiderando muitas vezes inclusive os resultados listados como anúncios. Por esse motivo, é extremamente importante para sua marca estar entre os primeiros resultados mostrados ao se realizar uma pesquisa sobre seu nicho.

O organizador é sem coração

Você deve ter imaginado que deve existir uma equipe gigantesca ranqueando o conteúdo da internet. De fato existe uma boa e eficiente equipe, mas são robôs. Os “crawlers” do Google fazem a varredura da sua página, considerando diversos fatores e essa informação colhida por eles que é utilizada pelos algoritmos dos sites (no caso citado, o Google) para compilar e organizar os resultados das buscas. Portanto para melhorar sua posição nos resultados é necessário adaptar seu site e seu conteúdo de acordo com o que é relevante para os algoritmos dos mecanismos de busca, ou seja, trabalhar com o SEO em mente.

Muito o que fazer

Você percebeu que talvez tenha encontrado o motivo de seu site não estar gerando resultados, mas ainda não faz ideia das ações que deve tomar. Quando você pensa em adaptação para SEO você deve pensar em duas coisas, seu site deve ser agradável aos consumidores e otimizado para os robôs dos buscadores ao mesmo tempo. Pense em como você, na posição de consumidor, gostaria de ver e encontrar as coisas em seu site e tente manter sua “casa em ordem”. Existem dois grandes grupos de fatores que impactam diretamente no que diz respeito ao ranqueamento dos mecanismos de busca, os fatores chamados “on page” (dentro do seu próprio site) e “off page” (relacionados a links externos).

On page

Quando falamos da parte do planejamento on page estamos falando de organizar o próprio site de forma a ser receptivo, claro e organizado para o seu consumidor, sem deixar de levar em consideração as diretrizes dos buscadores.

Domínio e url: o domínio e url’s do seu site devem ser claras e condizentes com o conteúdo da página. Será considerada mais relevante uma url relacionada ao conteúdo da página como “cgpm.com.br/blog/o-que-e-seo” do que “cgpm.com.br/artigos.php?id=173” (no caso desse post). O mesmo é válido para o domínio do site, em uma busca como “flores de casamento” domínios cujos nomes se encaixem na pesquisa (algo como floresparacasamento.com.br) também serão considerados relevantes nos resultados e deverão se posicionar melhor.

Title tag: O título (title tag) de sua página é um ponto importante por ser o principal atrativo para o leitor do conteúdo. Priorize um título criativo que envolva a palavra-chave do conteúdo e instigue o leitor de sua página ao invés de apenas um monte de palavras-chave relacionadas ao seu tema. Evite também se estender demais no título, manter essa tag em até 60 caracteres gera bons resultados.

Meta tag: Falaremos principalmente da meta tag “description” do seu site, ou seja, aquele texto que aparece junto do seu site quando vemos os resultados de busca. Do ponto de vista dos algoritmos, essa tag é apenas considerada no quesito textual, mas as informações da taxa de cliques (CTR) é considerada. Do ponto de vista do consumidor, esse texto precisa ser conciso, atraente e instigar o leitor a interagir (call-to-action) e essa eficiência em atrair influencia no CTR, que é considerado pelo algoritmo. Esse é um dos vários casos onde o conteúdo bem produzido ajuda diretamente no SEO. Nessa tag o número de caracteres considerado ideal é em torno de 158-160.

Heading tags: Esse é mais um ponto onde ter um conteúdo bem produzido e organizado conta pontos. As heading tags demarcam os tópicos e subtópicos do conteúdo da página e sua utilização correta torna o texto coerente e organizado. A tag “h1” é a principal da página e deve ser utilizada como título da página e ter conteúdo semelhante (se não igual) à title tag. As tags “h2” até “h6” compartimentalizam o conteúdo: se seu texto possuir algum tópico, ele seria “h2” e se, por sua vez, o tópico “h2” possuísse subtópicos eles seriam “h3” e os níveis de importância continuariam até o “h6”, mas dificilmente um assunto chega a tamanho grau de subordinação. É importante ressaltar que deve haver apenas uma tag “h1” por página.

Alt image tag: essa tag representa o texto que aparece no caso de uma imagem não ser carregada em um site e frequentemente é deixada de lado durante a otimização dos sites. As search engines ainda não integraram recursos que avaliem as imagens colocadas nos sites, portanto dependem do “alt text” para descrever esse conteúdo para elas. Esse texto também é considerado conteúdo da sua página e incidências das suas palavras-chaves podem fazer diferença,desde que façam sentido na descrição de sua imagem em poucas palavras.

Links internos: como o próprio nome sugere, são os links existentes no seu site que levam a outras páginas do seu próprio site. Esses links podem ser planejados para otimizar a experiência tanto do usuário quanto do robô do buscador a navegar pelo seu site, oferecendo conexões entre tópicos relacionados e conduzindo um tráfego natural para todas as áreas do site. Um bom trabalho aqui garante que seu consumidor encontre o que deseja em seu site e que todas as suas páginas sejam indexadas. Como consequência dessa organização seu site será melhor posicionado nos resultados de busca e, por estar organizado e ser capaz de oferecer ao seu cliente o que ele procura, gere mais conversões.

Off page

No que diz respeito aos processos “off page” estamos basicamente falando sobre links externos, ou seja, as citações que direcionam usuários para sua página. Os buscadores levam em consideração informações como a quantidade de links que suas páginas receberam, o número de domínios que fizeram esses links e a credibilidade desses sites. Muitas práticas comuns alguns anos atrás, como a troca muito frequente de links entre sites parceiros, hoje em dia são consideradas “link farm” (fazendas de links) e são passíveis de punições pelos buscadores, portanto é importante que os links recebidos por sua página sejam válidos e méritos de um conteúdo relevante.

Isso não quer dizer que você não possa trocar links com parceiros, desde que haja oportunidade válida para tal e que não seja algo que possa ser considerado abusivo por parte dos robôs dos buscadores.

Pesquisa por palavras-chave

Essa estratégia consiste simplesmente em buscar pelas palavras-chave ideais para suas páginas e integrá-las ao seu conteúdo de maneira natural, sem perder qualidade. Existem várias ferramentas para pesquisar as palavras-chaves mais procuradas e utilizadas para os determinados assuntos. Aqui vale mais uma vez pensar como seu público (é hora de pôr suas personas em prática) buscaria por informações acerca do seu negócio ou produto e utilizar dessas palavras-chave e alguns sinônimos, tomando cuidado apenas para não perder o foco de sua página e atrair um tráfego que não se interessa realmente por seus serviços.

Social media optimization

No meio digital cada vez mais temos experienciado a integração entre plataformas de comunicação, especialmente as mídias sociais. Não ignore essas poderosas ferramentas de interação com o público e integre-as ao seu website, mas lembre-se de não deturpar o principal foco desses meios, que é se relacionar. Não use as mídias sociais apenas como mais um meio de divulgar mais propaganda para cima do seu consumidor, aqui vale o marketing de conteúdo (inbound marketing) e apesar das redes sociais possuírem uma linguagem mais descontraída e informal, cuidado para não ir contra o processo de branding de sua marca.

Negócios locais

Outro ponto importante é lembrar de adicionar sua marca aos negócios locais do Google. Esse recurso segmenta as buscas por região e faz com que seu negócio tenha maiores chances de aparecer em pesquisas em sua área de atuação. Afinal, se alguém em São Paulo está faz uma pesquisa por “loja de esportes”, possivelmente ele se interessará mais por negócios próximos a sua região e os buscadores levam isso em consideração, mostrando resultados mais próximos do consumidor.

Um trabalho natural

O profissional do marketing acostumado ao SEO hoje em dia já tende a trabalhar com o equilíbrio entre o SEO e a capacidade de conversão do cliente ao visitar uma página, muitas vezes esses dois pontos caminham juntos, especialmente no que diz respeito à criar conteúdo de qualidade e não fazer uso de práticas que tentem enganar o consumidor, mas por vezes é necessário prezar pelo objetivo da página antes apenas do SEO. Landing pages abarrotadas de textos e palavras-chave, por exemplo, poderiam se tornar confusas e pouco atraentes ao consumidor, comprometendo a decisão final da compra. É importante estar bem posicionado no pódio dos resultados de busca, mas entender que algumas páginas não precisam sacrificar sua função apenas para agradar aos mecanismos de busca faz parte da sensibilidade de um bom profissional do marketing.