Online x Off-line. O marketing do novo milênio

Muito se diz que o marketing online é o futuro e que o marketing off-line está com seus dias contados, porém é inegável que ainda é altamente relevante. Este post fala um pouco sobre as mudanças que o marketing digital trouxe, mas também os pontos fortes que os meios antigos ainda têm no mercado.

Alcance

Com a chegada e popularização da Internet e dos aparelhos mobile (smartphones e tablets) o crescimento do marketing digital foi vertiginoso, e as novas tecnologias permitiram conectar marcas, produtos e consumidores de uma nova maneira. Hoje em dia é corriqueiro que sejamos expostos a marcas de outras regiões ou até outros países com grande facilidade em sites e redes sociais de maneira instantânea, fato praticamente impossível anos atrás. Ainda que tenhamos mantido hábitos de como os de ler revistas e jornais impressos, o alcance desse tipo de mídia é bastante limitado quando comparado à internet.

Dinamismo e custo-benefício

Por melhor que seja seu direcionamento ao público e estudo de veículo a ser divulgado, a mídia impressa perde para as redes sociais em um ponto, a enorme capacidade de interação com o consumidor que os meios digitais permitem. As peças produzidas para mídias impressas precisam se comunicar com o público-alvo de maneira assertiva para fazerem valer o investimento, costumeiramente muito mais alto do que uma campanha em meios puramente digitais.

As mídias digitais permitem manobrar ações de acordo com a reação do público de maneira mais interativa, eficiente e dependendo de valores menores para gerar resultados.

A internet não perdoa

Mas nem tudo é vantagem no que diz respeito ao marketing digital sobre o marketing off-line. É preciso ter um enorme cuidado com as ações dentro da internet, pois uma vez que seu conteúdo seja publicado ele ficará disponível daquele momento em diante, portanto ações que sua marca preferiria que fossem esquecidas podem continuar a aparecer para te atormentar, mesmo que você se esforce para retirar todo o conteúdo da rede. Algumas ações erradas podem comprometer todo o seu branding trabalhado ao longo dos anos.

Os mais velhos ainda têm prioridade

Por mais que a popularização da internet e de aparelhos como notebooks, tablets e smartphones tenham garantido um novo modo de se fazer marketing, em algumas regiões do Brasil ainda é difícil para a população conseguir comprar esses aparelhos e manter um plano de dados que permita a conexão durante a maior parte do tempo, como nas grandes cidades. Nessas regiões ainda predominam os meios como rádio, televisão e jornais como principal forma de informação e canais para a publicidade, sendo assim é mandatório que se tracem estratégias com essa mentalidade.

De mãos dadas

Vale ressaltar que a utilização de um método de marketing não exclui o outro, muito pelo contrário, as ações mais completas tendem a gerar mais visibilidade e mais resultados. Esteja, de forma coesa e harmoniosa, em todos os meios que puder e que possam te trazer resultados reais pelo tempo e dinheiro investidos. Existem ótimas formas de utilizar mídias impressas para fomentar a procura pelas suas redes sociais e então converter essa procura em vendas.

Sabendo um pouco mais dos prós e contras tanto do marketing online quanto off-line, quais ações você acha que mais valem a pena de se fazer no seu nicho de mercado?