Público-alvo e personas. Dando uma cara para seu consumidor.

Você já ouviu falar em público-alvo e personas, sabe que são importantes para o seu negócio, mas não sabe exatamente a diferença, como identificar cada um e como criar suas personas? Descubra onde achar seu consumidor neste post.

Saber para quem falar

A fala “a propaganda é a alma do negócio” é bastante popular dentro e fora do marketing, mas para se aplicar estratégias efetivas de marketing é preciso saber quem se interessa por seu produto ou serviço. É nesse ponto onde conceitos como público-alvo e personas entram em ação, garantindo que suas ações sejam guiadas apenas para o consumidor que vai se interessar por sua marca. Iniciar o marketing de uma nova empresa sem ter o conhecimento do público-alvo do seu produto é incorrer no erro de falar para um grande número de pessoas que não se interessam pelo que você tem a oferecer.

Público-alvo

O público-alvo é o segmento de pessoas que sua marca visa ter como consumidores. É um perfil generalizado que traz informações como profissão, classe social, intervalo de idade, sexo, região e escolaridade. É a base de informações que, por muito tempo, foi usada para nortear as estratégias do marketing de uma empresa.

Tomaremos como exemplo uma loja de roupas com foco em trajes sociais femininos, portanto é de se esperar que seu público-alvo seja algo como: mulheres de 30 a 45 anos, com ensino superior na região metropolitana de São Paulo, exercendo diversas funções administrativas no ramo empresarial.

Refinando o público-alvo

Nosso exemplo de público-alvo ainda pode ser considerado pouco específico para nossa loja, cujo produto não deseja competir com a alta costura importada, mas possui um valor compatível com a alta qualidade que oferece. Com o surgimento do marketing digital e uma possibilidade de compreensão e segmentação cada vez maior do seu público, é possível determinar com maior precisão o perfil do que é conhecido como consumidor ideal, ou seja, aquele cliente que você sempre quer ter por perto de sua marca.

Buyer persona ou apenas persona

Refinando as informações do público-alvo de nossa loja, aplicando um pouco de storytelling e atribuindo características ao seu público, podemos chegar em algo como: Joanna, 36 anos, formada em administração e com pós-graduação na área contábil, supervisora do setor financeiro em uma firma de advocacia, casada e mãe de um filho, orgulha-se de ser uma mulher bem sucedida profissionalmente sem precisar sacrificar sua vida pessoal, almeja subir ainda mais na carreira e frequenta eventos onde pode ampliar seu network. Alterna os afazeres de mãe dedicada e profissional competente, sempre programando eventos em família toda vez que possui algum tempo livre.

Perceba como é muito mais fácil direcionar suas estratégias e seu conteúdo ao pensar em Joanna do que seria se tivesse apenas as informações do público-alvo anterior. Esses perfis semificcionais que personificam o cliente ideal, com o intuito de nortear as estratégias de marketing são chamados de buyer persona, ou apenas persona. Essa nova forma de identificar seu consumidor é mais específica e verossímil, fazendo com que as ações da marca sejam mais próximas do que seu público busca.

Criar uma, ou mais, personas para sua empresa ajuda a decidir que abordagem seguir para o marketing de conteúdo, descobrir quais canais de comunicação seu cliente ideal usa, como seu produto pode ajudá-lo e como torná-lo ainda mais atrativo ao seu consumidor.

Uma rápida comparação

De onde vêm as personas?

Esses personagens fictícios são construídos com base em um estudo do próprio grupo consumidor da marca, inspirados nos clientes reais da empresa (quando possível) e em pesquisas de interesse realizadas. Tentar criar suas personas baseando-se em palpites ou com pouca informação pode ser um erro, que consequentemente vai gerar graves problemas de estratégia para sua marca.

Menos é mais

É interessante a criação de múltiplas personas para sua empresa, especialmente aquelas cujo produto pode ser usado por um público-alvo abrangente (caso nossa loja de exemplo também comercializasse roupas masculinas), porém é importante evitar os exageros, tanto no nível de detalhamento quanto no número de personas. Personas demais podem tornar trabalhosa a adaptação de estratégias que funcionem para todos os “consumidores ideais criados” e perder tempo detalhando se Joanna é loira ou morena é irrelevante para uma seguradora ou empresa de sucos naturais.

“Personifique-se” e seja visto

Criar e empregar as personas em estratégias para seu negócio ou marca pessoal vai aproximar sua interação com o consumidor e reposicionar você e sua empresa no mercado.